PONTOS BÁSICOS DA CONSCIÊNCIA E SUAS ALTERAÇÕES NORMAIS
- aluska-pensa
- 18 de abr. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de out. de 2019

A palavra consciência que é bastante utilizado, se deu a partir da junção de duas palavras em latim: cum (com) e scio (conhecer), que representa o conhecimento compartilhado com o outro e consigo mesmo.
Na língua portuguesa, o termo consciência, tem no mínimo, três conceitos diferentes, sendo eles:
A definição neuropsicológica – refere - se ao nível de consciência; é o estado de estar desperto, acordado, vigil, lúcido.
A definição psicológica – descreve a consciência como uma dimensão subjetiva da atividade psíquica de uma pessoa que se volta para realidade. Na relação do Eu com o meio ambiente, através da soma de suas experiências conscientes no momento vivenciado.
A definição ético – filosófica – trata – se da consciência moral ou ética, ou seja, a capacidade de tomar ciência dos deveres particulares a essa ética.
ALTERAÇÕES NORMAIS DA CONSCIÊNCIA
O Sono – é um estado importante da consciência, que acontece de forma recorrente e periódica nos organismos superiores, sendo fundamental como uma fase fisiológica normal e necessária do organismo.
O sono divide-se em sono NREM, sendo o sono sincronizado, sem movimentos oculares rápidos. E o sono REM que é dessincronizado, com movimentos oculares rápidos.
O Sonho – considerado uma alteração normal da consciência que estar associada ao sono. Os sonhos são experiências principalmente visuais e raramente ocorre percepções auditivas, olfativas ou táteis. Para Freud os sonhos é um fenômeno psicológico bastante rico e revelador de forma indireta e disfarçadas dos desejos e temores. ‘’ O conteúdo do sonho tem um sentido’’.
A consciência e suas alterações (do Livro de psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais - Paulo Dalgalarrondo)
OBS. Importante ressaltar que os estudos sobre a consciência e suas alterações, vai muito além desses pontos citados acima.
Comentarios