O PRINCÍPIO DA LINGUAGEM E O PENSAMENTO DO HOMEM PRIMITIVO
- aluska-pensa
- 29 de mar. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de fev. de 2019

Wilhelm Wundt Universidade Estácio de Sá
Tradução de Estêvão de Carvalho Freixo
O PRINCIPIO DA LIGUAGEM
O autor Wilhelm Wundt em sua investigação referente ao princípio da linguagem e o pensamento do homem primitivo, o mesmo vem afirma que a linguagem está associada ao pensamento e que o pensamento por sua vez influencia na linguagem. E Kern um Horlandes que estudou o desenvolvimento de vários idiomas malaios e comparou com o idiomas dos Negritos, explicando que a língua foi alterada quando comparada a de hoje com a da origem primitiva, sendo que essa mudança é provável ter ocorrido por conta do isolamento que as tribos primitivas precisou fazer devido as guerras travadas por territórios, por esse motivo, na ótica psicológica é possível encontrar traços não só da linguagem primitiva como também do pensamento, os gestos também é uma forma de linguagem que ainda se é usada, pois se trata de uma troca de ideias ou informações expressando assim sua intensidade, ou seja, através do corpo também é possível haver uma comunicação e expressão de emoções e pensamentos. Portanto, os indivíduos conhecidos como surdo-mudo poderiam com facilidade se comunicar com uma tribo indígena primitiva, apresentando poucas diferenças no meio de comunicação gestual. Os sinais realizados por gestos contem características não só fácil de ser percebidas como compreendida de imediato. Por esse motivo houve uma comparação com a linguagem falada que carrega traços de pensamentos primitivos que de acordo com o artigo ‘’ ELEMENTOS DE PSICOLOGIA DOS POVOS: O PRINCÍPIO DA LINGUAGEM E O PENSAMENTO DO HOMEM PRIMITIVO’’ são chamadas as sudanesas, a única diferença é o sentido dado e o nível de som da voz que, como os gestos é possível atribuir um significado ao som transmitindo assim, não só a ideia como também a intensidade afetiva.
O PENSAMENTO DO HOMEM PRIMITIVO
Ainda no artigo citado acima o autor afirma que o sujeito falante, forma novos conceitos a partir de combinações de ideias que lhes são mais conhecidas, como foi dito no exemplo: ‘’ Quando escolas foram introduzidas em Tongo, a palavra para “lápis de ardósia” se tornou necessária, os negros do Togo o chamaram “pedra risca algo” – isto é, uma pedra com a qual riscamos alguma coisa’’. (Pag. 99) E quando se é falado uma palavra sozinha, estar se referindo ao um objeto que é percebido pelo sentido, assim eles fazem uma combinação associando a diferentes imagens já percebidas, chegando a um novo conceito.
Podendo assim, compreender que o homem primitivo por não estar familiarizado com as categorias gramaticais, o mesmo perceber a imagem com suas partes separada e assim as reproduzem na linguagem. Se baseando apenas na associação com experiências já vivenciadas, onde funciona como no processo sistemático, o sujeito uni seus pensamentos a partir de diferentes imagens guardada em sua memória. Entretanto, foi concluído que os psicólogos e professores estão equivocados ao pensar que é possível compreender a linguagem e pensamentos através da linguagem infantil, já que as crianças fazem associações do que lhes é ensinado. Sendo assim, pode se entender que o pensamento primitivo consiste em duas ideias bem diferentes, a primeira é que o indivíduo tem em sua consciência a ideias dos objetos que ele ver no seu cotidiano e que é do conhecimento de todos, até mesmo do homem primitivo. E a segunda que é da ordem do imaginário que o sujeito através de suas emoções se expressam no seu meio externo, é o que se refere ao pensamento mitológico.
Comments