CONCEITO INICIAIS EM PSICOPATOLOGIA (PONTOS PARA ESTUDO)
- aluska-pensa
- 11 de fev. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de out. de 2019

Semiologia médica - o estudo dos sintomas e dos sinais das doenças, estudo este que permite ao profissional de saúde identificar alterações físicas e mentais, ordenar os fenômenos observados, formular diagnósticos e empreender terapêuticas.
Semiologia psicopatológica - o estudo dos sinais e sintomas dos transtornos mentais.
Sinais – Geralmente, são verificáveis pela observação direta do paciente, por outra pessoa, podendo ser ela um médico, agente de saúde ou um familiar.
Sintomas – são as vivências subjetivas relatadas pelos pacientes, suas queixas e narrativas, aquilo que o indivíduo experimenta e, de alguma forma, comunica a alguém, sendo ele médico, familiar ou qualquer pessoa.
Doença – é um conjunto de sinais e sintomas que podem alterar as funções mentais e corporais, ou até mesmo de um órgão, causando assim a ausência da saúde. Sua causa pode ser externa (ambiente) ou interna (organismo).
Saúde – Para a OMS (1948) A Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.
*Síndrome - definição descritiva de um conjunto momentâneo e recorrente de sinais e sintomas, podendo não saber a causa.
*Transtorno específico – Alterações nos mecanismos psicológicos e psicopatológicos característicos, sendo fenômenos mórbidos nos quais podem-se identificar (ou pelo menos presumir com certa consistência) certos fatores causais (etiologia), um curso relativamente homogêneo, estados terminais típicos, antecedentes hereditário algo específico e respostas a tratamentos mais ou menos previsíveis.
*Ressaltando que as nomenclaturas podem mudar, como por exemplo: Síndrome ou Transtorno do pânico.
(Alguns dos conceitos foram retirados do livro Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais)
Aluska Guimarães.
Comments