ANÁLISE DO FILME “O SOLISTA ”
- aluska-pensa
- 25 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de fev. de 2019

Minha analise sobre Nathaniel em 5 pontos.
1.Que diagnostico você daria a Nathaniel?
Pode-se pensar em Esquizofrenia de Tipo paranoide – F-20, pois de acordo com os sintomas são: delírios estáveis, usualmente alucinações auditivas, distúrbio do afeto, volição. Sintomas comuns: Delírios de perseguição, referência, ascendência, importante missão espacial, mudanças corporais ou ciúmes. E Nathaniel se apresentava com com roupas extravagantes, na maioria das vezes estava agitado, muito ansioso, tinha uma dificuldade para contato físico, senso de percepção alterado por alucinações auditivas, as vezes ficava agressivo, sua linguagem era muito fragilizada e sua fala desorganizada, frases desconexas, por muitas vezes não havia uma resposta com exatidão, dificuldade de concentração e de memória; tendo crença fantasiosa além de falsas percepções( delírios), por exemplo; ao afirmar que Steve o jornalista é Deus , ou quando diz : -“Eu não devo à Deus , Lopez é meu Deus ...” Ou que” Beethoven em pessoa está aqui ...”. Todos esses sintomas e comportamento se enquadra no diagnostico, o que não quer dizer que o mesmo não poderia desencadear outro transtorno.
2.O desencadeamento da psicose, se houve, como e em que momento?
O desencadeamento da Psicose aconteceu quando Nathaniel era ainda adolescente, pouco mais de onze anos, quando estava tocando no porão e teve uma alucinação de um carro de fogo passando em frente a sua janela, porém sua primeira crise foi durante um ensaio enquanto tocava.
3.Nathaniel estabilizava a crise de que forma?
Suas crises eram estabilizadas quando tocava.
4.Ele utilizou suplência? Se sim, como e quais foram as suplências. Porque?
Sim, sua suplência era o tocar violino e depois violoncelo, como forma de equilibrar seus pensamentos e até comportamento, por esse motivo o mesmo muitas vezes tocava horas sem parar, com isso desenvolveu uma habilidade incrível para tocar devido sua aptidão pela música, quando era necessário socializar, o mesmo sempre era educado.
5.como você analisa a postura do jornalista?
A postura do jornalista Steve Lopez, foi de acolhimento, embora o seu interesse de princípio fosse de certa forma a seu próprio benefício, já que seu jornal estava falindo e o mesmo precisava de uma história que causasse polemica e salvasse seu trabalho, entretanto, após conhecer mais sobre Nathaniel, o mesmo obteve interesse de ajuda-lo e protege-lo dos perigos da rua, tentando leva-lo ao um abrigo e depois para um apartamento, pedindo ajuda ao enfermeiro para medica-lo, apesar que nesse caso o ideal seria acompanhamento psicológico juntamente com a psiquiatria e familiares, com intervenção medicamentosa.
Bem empolgante esse caso, vou procurar esse filme pra assisti.