top of page

Análise do caso - Entre o amor e o desejo, a indecisão (A história de Mariano)

  • Foto do escritor: aluska-pensa
    aluska-pensa
  • 26 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de fev. de 2019

ree

O seguinte caso relata a história de Mariano, um jovem homem de 39 anos, advogado bem-sucedido, casado com Débora de 37 anos, pai de dois filhos, Luciano de 12 e Ramiro de 8 anos, seu relacionamento familiar ele o define como bom e afetuoso, porém apresentava conflitos com o pai que acreditava que ele seria capaz de resolver todos problemas familiares. Mariano procurou acompanhamento psicológico por se sentir profissionalmente esgotado. No decorrer do processo terapêutico se mostrou um homem angustiado por se envolver com outra mulher fora do casamento, onde se vê indeciso, levando-o ao esgotamento emocional, por não conseguir lhe dar com a situação, onde uma é sua esposa que ele a ama, e a outra é a Valentina de 28 anos sua amante que ele a deseja de forma compulsiva, onde conheceu há 6 anos. Sendo que sua esposa depois de ter seu segundo filho, o mesmo deixou de vê-la como mulher e passou a vê-la apenas sendo a mãe de seus filhos e do lar, devido ao seu preconceito que a mulher teria que ser um modelo exigido pela sociedade, de forma que deixou de procurá-la para suprir suas fantasias sexuais, e passou a ver em Valentina o seu objeto de desejo sexual, portanto não conseguia deixá-la.

O que leva a procurar atendimento Psicológico

De princípio a demanda apresentada pelo paciente foram os conflitos relacionados a sua vida profissional e com os seus parentes, demostrando estar esgotado emocionalmente e profissionalmente, posteriormente trouxe demandas sobre um conflito em seus relacionamentos com as duas mulheres, onde o mesmo alega não sabe o que fazer sem as duas.

E sua dinâmica familiar

É apresentado pelo o paciente como sendo de forma boa e afetuosa, mas com restrição referente a vida sexual do casal.

A demanda de analise

A dificuldade de amar e desejar uma mesma pessoa.

Sintomas apresentado

Angustia e esgotamento.

Entrelaçamento dos sintomas e qual relação entre eles

A angustia se entrelaça com o esgotamento que pode estar convertida no corpo em forma de sintoma.

A função do analista no caso

Deve ser de facilitador que através de repetições da fala do paciente e retificações do analista, levando o paciente a uma reflexão do que se é dito e qual situação o mesmo se encontra facilitando a identificação do caminho que deve trilhar.

As Retificações subjetivas do paciente

Houve retificações, onde ele teve conhecimento da sua queixa, se responsabilizando dos seus atos e tomou uma decisão frente aos conflitos.

Os Elementos da técnica psicanalítica presente no caso

Escuta, observação, transferência, corte de sessão, retificação subjetiva, pontuação, contratransferência, associação livre e o processo de resistência.

1 Comment


Arizanete Oliveira de Vasconcellos
Arizanete Oliveira de Vasconcellos
Mar 27, 2018

Artigo muito bom, 👍👍👍👏👏👏👄👄👄👄

Like
bottom of page