ADVERTÊNCIA: LIMITAÇÕES DE UMA PSICOPATOLOGIA DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS(PONTOS PARA ESTUDO)
- aluska-pensa
- 11 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de out. de 2019

A ORIENTAÇÃO E SUAS ALTERAÇÕES
Definições Básicas
A capacidade de situar-se ao ambiente é elemento básico da atividade mental, que requer de forma consistente a integração das capacidades de atenção, percepção e memória.
Essa capacidade de orientar-se é classificada em orientação:
Autopsiquica – É a orientação do indivíduo em relação a si mesmo. O sujeito sabe quem é: nome, idade, data de nascimento, profissão, estado civil, etc.
Alopsiquica – Diz respeito a capacidade de orientar – se em relação ao mundo, isto é, quanto ao espaço (orientação espacial) e quanto ao tempo (orientação temporal).
Sabendo que a orientação espacial está relacionado ao tipo de lugar, o nome do lugar e onde se situa esse lugar. Sendo importante investigar através de perguntas ao paciente, o lugar onde ele se encontra, a instituição em que está, o andar do prédio, o bairro, a cidade, o estado e o país. Também sendo importante saber se o paciente da e identificar a distância em quilômetros ou horas entre o local que se encontra e sua residência.
E a orientação temporal irá indicar se o paciente sabe em que momento cronológico está vivendo, a hora do dia, se é manhã, tarde ou noite, o dia da semana, o dia do mês, o mês do ano, a época do ano e o ano corrente. Valendo ressaltar a importância de avaliar e o paciente tem noção da duração e continuidade dos eventos ocorridos.
Falando sobre a DESORIENTAÇÃO que geralmente ocorre, em primeiro lugar, em relação ao tempo. Só após o agravamento do transtorno, o indivíduo se desorienta quanto ao espaço e, finalmente, quanto a si mesmo.
Conhecendo alguns tipos de desorientação:
· Desorientação por redução do nível de consciência – Também denominada desorientação torposa ou confusa, é aquela na qual o indivíduo está desorientado por turvação da consciência. Entendendo que a turvação ou rebaixamento do nível de consciência produzem alteração da atenção, da concentração e, concepção e retenção dos estímulos ambientais. Sendo ela a forma mais comum de desorientação.
· Desorientação por déficit de memória imediata e recente – Também denominada de desorientação amnéstica. É quando o indivíduo não consegue reter as informações ambientais básicas em sua memória, perdendo a noção do fluir do tempo, do deslocamento no espaço, passando a ficar desorientado temporoespacialmente. Sendo ela típica da síndrome de Korsakoff.
As funções psíquicas elementares e suas alterações (do Livro de psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais - Paulo Dalgalarrondo)
Comments