top of page

você sabe quem foi o José Datrino?

  • Foto do escritor: aluska-pensa
    aluska-pensa
  • 13 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura

ree

No dia 13 de novembro, no calendário da secretaria de saúde se é comemorado o dia da gentileza, e nada mais nobre que falar do cara que deixou sua marca no mundo com o lema de que Gentileza Gera Gentileza.

E era assim que ele era conhecido por Profeta Gentileza, pois andava pela as ruas com uma túnica branca e longa barba, distribuía flores e palavras de amor, bondade e respeito ao próximo, para quem lhe via, logo achava que era um mendigo, mas nada pedia, apenas oferecia. Quando se ouve falar do Profeta Gentileza, para quem conhece o cara que ele foi, logo se abri um sorriso e lhe vem um desejo no peito de mais seres humanos como ele.

Ainda a aquelas pessoas que lhes chamava de maluco, e o incrível era o que ele respondia: “Sou maluco para te amar e louco para te salvar”. Pensando nesta resposta e no que ele deixou escrito nos muros de concreto, onde preencheu com seus escritos sobre o mal-estar da civilização.

Ahhh... o que se pensar, né? Vendo como o mundo estar hoje em dia.

Seu nome era José Datrino, nascido no município de Cafelândia em São Paulo, no dia 11 de Abril de 1917 e faleceu aos 79 anos, no município de Mirandópolis em São Paulo, no dia 29 de maio de 1996.

O Profeta Gentileza se tornou conhecido por fazer escritas especificas nas pilastras do Viaduto do Gasômetro, no Rio de Janeiro, que se tornou uma espécie de personalidade daquela cidade. Suas escritas eram com tons de azul, verde e amarelo. E por passar a morar pelo menos por 4 anos, onde houve um incêndio que matou mais de 500 pessoas, inclusive crianças no Gran Circus Norte-Americano de Niterói (dezembro de 1961), ele era um consolador voluntario das famílias das vítimas do incêndio.

Músicas foram feitas em homenagem a esse cara que só ganhou reconhecimento infelizmente depois que morreu.


Aqui contém minha opinião e pesquisa aleatória sobre a historia do Profeta Gentileza.

コメント


bottom of page