top of page

O Papel do Autoconhecimento no Humor Positivo

  • Foto do escritor: aluska-pensa
    aluska-pensa
  • 16 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Estava estudando alguns artigos e encontrei um que falava sobre as pessoas estarem geralmente de bom humor, de terem boas perspectivas e expectativas.

ree

É sabido que o autoconhecimento desempenha um papel crucial na maneira como uma pessoa gerencia suas emoções e mantém um bom humor.

Quando alguém possui uma forte consciência de seus pensamentos, sentimentos e padrões de comportamento, é capaz de identificar gatilhos emocionais e desenvolver estratégias para reagir de forma mais equilibrada.

De acordo com o estudo, essa autoconsciência ajuda a evitar ciclos de estresse desnecessários e contribui para a manutenção de um humor positivo.


Achei interessante trazer isso aqui, porque quando li, a primeira impressão que tive era de que minha experiência com clientes e pacientes poderia estar errada, mas como assim Aluska?

Na maioria das vezes, as pessoas estão com altas expectativas tanto quanto altas frustrações, estão em um ciclo de mal humor tanto quanto alimentam os pensamentos e comportamentos que as levam a ficar de mal humor.

E como costumo dizer: Nós seres humanos temos uma grande tendência de sempre optar, pensar em coisas ruins/negativas, quase como se fosse algo instintivo. Logo, estou errada?

Isso, ainda estar em estudos, mas queria trazer aqui e deixar claro que o artigo mencionado estar falando de pessoas que tem um nível de consciência elevado sobre si mesmo, ou seja, a autoconsciência de suas emoções, pensamentos e comportamentos lhes dar também o passe livre para a autorregulação em situações que gerem negatividade ou pessimismo!

E sobre a afirmação que o ser humano tem a tendencia de estar de bom humor, ainda é algo que não estar na minha realidade, aqui no Brasil!





Aluska A. P. de L. Guimarães

 
 
 

Comments


bottom of page